quinta-feira, 30 de abril de 2015

As vantagens de ser invisivel







                                 Conhecer na mesma ocasião seu melhor amigo e o amor de sua vida não é pra qualquer um. Porém foi isso que aconteceu com Charlie, um garoto tímido e com diversos problemas depressivos. Ele nunca foi o tipo de garoto que têm amigos ou é popular. Ele além de sua família só falava antes com seu professor de inglês que o emprestava livros e pedia para ele fazer resenhas sobre. A partir do momento que conhece Patrick e Sam, ele conhece os problemas e as realizações de ser um adolescente comum. Como drogas, sexo e rock´nroll. Nesta viajem ele acaba descobrindo mais dele mesmo do que nunca pensou, e acaba sabendo que nem todas as revelações são tão agradáveis assim.

                      Acho que a identificação do livro e quase imediata para qualquer fã de Harry Potter ou Percy Jackson, só pela capa. Dentro do livro, e impossível não se identificar com pelo menos um dos personagens. A leitura e bastante fluída e rápida e prende o leitor em cada detalhes; As vantagens de ser invisível sempre será mais do que um livro modinha, ele explora um lado pessoal pouco explorado. Por que na teoria ninguém queria ser o Charlie, ser os amigos do Charlie e amigos dos amigos do Charlie. Mas e isso que torna o livro interessante. Pois depois de um certo tempo todos os leitores querem viver as aventuras de Charlie, pois ele e bem mais do que a sociedade julga que ele é.

Ozma de Oz





 Ozma de Oz é o terceiro livro dos quatorze escritos por L.Frank.Braum, e infelizmente o último com tradução para português da serie.

                     A historia fala do retorno de Dorothy para Oz, porém a garota se encontra em terras dominadas por Ozma, uma rainha insensível que possui várias cabeças e reina de forma vaga. A rainha porém é apenas uma substituta dos verdadeiros herdeiros do trono, que a muito foram subjugados, sequestrados e sumirão. Ozma então, que não gosta de ser rainha, proclama que se Dorothy e seus amigos acharem os verdadeiros reis ela sairia sem problema do trono. A incessável busca em Oz causa uma divertida aventura e leva a garota e seus amigos a uma situação real de perigo. Sendo resolvida  por quem se menos espera.

o morro dos ventos uivantes






                O livro poderia ser descrito como uma reencenação de Medeia o amor louco. Embora em nenhum momento o livro deixe de ser original e único, as duas personagens compartilham o mesmo caráter, e fato de serem capaz de qualquer coisa por amor.  O livro e dividido em duas partes, e para alguns em três partes. O inicio, A Historia de Heatchiff e A vingança de Heatchiff. O enredo e narrado pela empregada, dando de forma perspicaz a ideia de  que a historia é sobre um anti-herói. Ou seja em nenhum momento deixa transparecer inocência ou maldade dos personagens. Eles são pessoas comuns vivendo uma vida comum, eles não são bons ou maus eles são humanos. Toda a ação de cada personagem e explicada o que nos faz entender suas razões, essa escolha de retratação e vista na serie Once Upon a Time, onde os vilões tem sentimentos e uma vida privada. é isso que nós faz gostar dos personagens e dos livros.


      A primeira parte da história conta a historia de um cigano que é trazido para uma fazenda por seu senhor que fica com pena da situação do garoto e o adota. Isso causa um grande ciúme no filho mas velho que começa a tratar a criança como um empregado, diferentemente de sua irma Cathe que ve o garoto como um irmão e uma nova companhia. A medida que os três crescem e o pai das crianças entra em óbito, Heatcliff o cigano e proibido de entrar na casa grande e mais do que nunca desconstituído de seu posto de filho adotivo. Nada disso parece incomodar o rapaz, uma vez que ele têm a companhia de sua amada Cathe. Porém a aproximação da garota com o vizinho Edgar deixa o garoto transtornado, pós a ideia de perde-la para qualquer um e desprezível. Para irritar seu amigo Cathe passa a ver mais e mais Edgar, até lhe prometendo casamento, alegando amava Heatcliff mas devido ao seu status social não poderia se unir em matrimonio a ele. Transtornado o garoto foge de casa, deixando a garota transtornada, que ao pensar que poderia ter tudo não pensava que poderia perder seu amor.

A segunda parte e a partir da morte de um importante personagem, transtornado com isso Heatcliff que agora e um homem muito rico decide acabar com Edgar e toda sua linhagem. Começando com sua irma Isabelle e sua herdeira Catherine a filha de Cathe e Edgar. O livro e excelente e sem duvidas uma leitura marcada pelo tempo, o que dificulta a leitura de alguns.

E o vento levou...




O livro já foi retratado em filme, e embora ele seja até certo ponto fiel o livro é muito mais do que se pode esperar. O retrato da guerra civil americana, onde o mundo é dividido em dois. os nortistas ou yankess com ideias abolicionistas, diferentemente dos sulistas que viam a mão escrava como fonte de seu sustento, uma vez que a maior parte do sul não era industrializada e dependiam do algodão. Nesse cenário, vivia Scarlett O´Hara uma até então garota forte e independente que se ve desesperada pela fome, a guerra e a lembrança de dias felizes. A garota apaixonada por Ashley se encontra em desespero quando o mesmo se casa, e a deixa cuidando da esposa que têm uma saúde bastante frágil, e está além e tudo grávida. Repentinamente Scarlett deixa de ser uma pobre garota e passa a ser uma sobrevivente capaz de tudo matar, roubar, qualquer coisa que a levasse novamente para a douradora vida anterior. Por esse momento ela se casa com Rhett um homem mais velho e bastante sedutor que desde sempre fora apaixonado por ela, e que se casa com ela na esperança de um dia ter este amor sendo correspondido, pórem e inegável e reluta da protagonista em demonstrar seus verdadeiros sentimentos pelo marido até o ultimo momento

 E o vento levou e antes de tudo um clássico. A ousadia e a perseverança de Scarlett e até hoje algo que se ve muito pouco em protagonistas femininas. A autora foi alvo de criticas seríssimas devido a  algumas cenas do livro como a cena da escada(LEGENDARIA)  e o próprio caráter duvidoso da personagem. É o tipo de leitura que marca de forma inevitável e faz você se questionar até onde você iria em situações extremas....

O LADO MAIS SOMBRIO






                                O livro não é sobre Alice, nem sobre uma anti-Alice, e sobre uma descendente da mesma.,Alicia...Uma garota com sérios problemas pessoais que tem uma mãe considerada louca, uma paixão platônica pelo seu melhor amigo, e para tentar resolver parte dos seus problemas e não deixar a mãe ser levada a shocks ela decide retirar a maldição que assola a sua família a gerações causada pelo erro da genuína Alice. Para isso, ela entra no buraco do coelho com a ajuda de uma sedutora Mariposa, que cerca seus sonhos desde que ela era pequena. Alice descobre que e mais capaz do que imagina, e que as loucuras da sua família não são tão loucas assim. Além de tudo isso, vai ocorrer um certo balançar em seu coração quando a garota não têm certeza de que seu coração e seus nervos vão aguentar os enigmas e as provocações da mariposa.

                 A primeira coisa que chama bastante atenção no livro e a capa. Eu mesma não sei quem é a modelo, mas ela prende bastante a sua visão no primeiro momento. Em momento algum do livro, você ve Alicia como uma garotinha normal. Ela está quase sempre, mesmo em sua casa em lugares obscuros, o livro por inteiro e bastante macabro ou sombrio. Mas isso torna os personagens bem mais reais, e até agradáveis. O livro e uma versão adulta de Alice no pais das maravilhas, se passa nos mesmos cenários e se você já leu o original irá gostar bastante deste também. Acho que o principal objetivo do livro e chamar os adolescentes e pré adolescentes para o meio literário. O livro com certeza faz o seu papel muito bem e o fim do livro da um gosto de quero mais, que só pode ser completado com a continuação. O lado mais sombrio e uma saga com até agora publicados 5 obras. Sendo apenas duas delas já lançadas no Brasil em livro físico e mais uma em e-book. Recomendo